A Evolução da Comunicação - Parte 2
Com a evolução das tecnologias foi possÃvel a criação de novas máquinas, nomeadamente os computadores. Inicialmente o desenvolvimento destes foi lento devido à s restrições tecnológicas existentes naquela época.
Inicialmente os computadores utilizavam a tecnologia das válvulas: involucro de vidro com dois elétrodos que permitiam ou não a passagem de eletricidade, representando eletricamente os estados binários 0 e 1. Alguns exemplos desta geração são: colossus, ENIAC, EDVAC.
Depois com o aparecimento do transÃstor as válvulas foram substituÃdas. Estes são fisicamente menores, aquecem menos, consomem menos energia e são mais rápidos, tendo sido implementados nos seguintes computadores IBM 305 RAMAC, IBM 1401. Apareceram também novos computadores e linguagens: substituição da linguagem maquina pela linguagem Assembler, as máquinas são fornecidas por empresas, aparecem novos periféricos e novas linguagens.
Na geração seguinte foram introduzidos os circuitos integrados que consistem na miniaturização de transÃstores, resistores, dÃodos, e outras variações de componentes eletrónicos sobre um único chip, tendo como exemplo disto o computador IBM 360. Apareceu o primeiro sistema operativo, o UNIX e o governo americano desenvolveu a arpanet, que viria a ser a antecessora da Internet que conhecemos hoje em dia.
Atualmente encontramo-nos na 4ª Geração, onde a principal mudança foi a criação do Microprocessador: integração de circuitos num único chip, em larga escala tendo sido implementada no IBM PC, TCP/IP, Windows 1.
Foi nesta altura que a arpanet evolui para se tornar na internet, uma rede de redes a nÃvel mundial com uma filosofia de gestão e utilização abertas. Esta passou a estar disponÃvel ao público em geral, não estando restrita apenas a uso cientÃfico, sendo acedida através do protocolo TCP/IP. Surgem também os sistemas operativos mais usados atualmente, sendo estes o Windows, o OS da Macintosh e o Linux.
Para concluir queremos dizer que todas as evoluções afetam o dia-a-dia das pessoas, e a sociedade atual depende imenso delas.
Adaptado de: http://pt.slideshare.net/HMECOUT/histria-da-comunicao-9955819