top of page

A Evolução da Comunicação

O ser humano desde sempre teve a necessidade de comunicar. Inicialmente era feita através de gestos e gritos, mas depois foi evoluindo para uma linguagem coesiva. Para além disto, o homem primitivo deixou-nos também uma outra forma de comunicação: as pinturas rupestres.

 

A escrita apareceu na antiguidade, inicialmente em cerâmica ou pedras e depois papiro e papel. As primeiras formas de escrita eram compostas pela associação de imagens a símbolos que eram difíceis de interpretar. Estes símbolos foram entretanto evoluindo ao longo o tempo para formar alfabetos, mais facilmente interpretáveis.

 

Na idade média surgiu outro grande desenvolvimento na comunicação que foi o aparecimento da imprensa. Permitiu uma diminuição do custo da produção dos livros, que até aí eram escritos inteiramente à mão.

 

Com a revolução industrial surgiu o telégrafo, que podia ser de vários tipos: de tambor, de tochas ou de sinais de fumo. Em 1830 surgiu o telégrafo elétrico que utilizava código morse para enviar mensagens a grandes distâncias mais rapidamente do que as outras formas que existiam anteriormente.

O telefone permite a comunicação através da conversão de sinais sonoros em sinais elétricos, que são enviados até outro telefone onde são novamente convertidos num sinal sonoro. Inicialmente era apenas de uso público, tendo depois começado a surgir uma versão para as casas. Com o número crescente dos telefones nas casas foi necessário o aparecimento do sistema de centrais telefónicas para melhor gerir as chamadas para outros telefones.

A rádio surgiu depois e rapidamente se tornou uma poderosa ferramenta de comunicação, permitindo, após a contribuição de vários investigadores, transmitir sinais de um ponto para o outro sem o uso de cabos. A transmissão era feita de uma central para vários recetores.

O aparecimento do cinematógrafo do irmão Lumiére, que permitia a gravação de imagens sucessivas que ao serem reproduzidas a grade velocidade criava a ilusão de movimento, foi o grande impulsionador para o aparecimento da televisão. Tal como o rádio, houve vários contribuidores para a sua criação e refinação, inicialmente a preto e branco e depois a cores.

 

É de notar que estas evoluções foram surgindo da necessidade humana, tendo fornecido uma melhor qualidade de vida e que o desenvolvimento da tecnologia permitiu um maior desenvolvimento dos meios de comunicação.

 

Adaptado de: http://pt.slideshare.net/HMECOUT/histria-da-comunicao-9955819

© 2015 por CTDI-SC. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Black Round
  • Google+ Black Round
  • Tumblr Black Round
bottom of page